Clique sobre as dica abaixo para ler a matéria!
10 Vantagens das esquadrias de madeira
» 01. Melhor isolamento termo-acústico: Com emprego de vidros duplos, com o emprego da madeira maciça na confecção dos caixilhos, aliada a uma boa vedação com perfis de borracha, obtém-se uma esquadria com isolamento termo-acústico superior as demais. A TERESENSE já utiliza vidros duplos em portas e janelas a mais de 30 anos.
» 02. Maior facilidade de manutenção: Quando por acidente, ou por ato danoso (por exemplo: arrombamento) uma esquadria de madeira é danificada, seu conserto pode ser feito por qualquer marceneiro experiente, bastando apenas possuir pedaços de madeira, cola, lixa, ferramentas manuais e boa vontade.
» 03. Medidas de acordo com as necessidades dos clientes: Quando se trata de esquadrias de madeira sob encomenda e sob medida, normalmente o cliente fica a vontade para escolher as medidas que lhe são mais convenientes. Não há necessidade de alterar o projeto para se adequar a medidas pré-definidas por fabricantes.
» 04. Possibilidade de personalização de perfis de madeira: A fabricação das esquadrias de madeira inicia pelo beneficiamento de pranchas de madeira bruta, o que permite a variação das espessuras e larguras dos perfis de madeira que compõem a esquadria. Assim, podemos ter caixilhos de 35 mm, quando se pretenda utilizar vidros simples, e caixilhos de 42 mm quando o vidro for duplo, de até 20 mm. Na eventualidade do emprego de vidros de espessuras maiores, como por exemplo os vidros duplos com micro-persianas internas, é possível fabricar os caixilhos com 50 mm, 60 mm ou até mais.
» 05. SEGURANÇA - Possibilidade de instalação de grades metálicas:
As esquadrias de madeira podem ser fabricadas prevendo espaço próprio para instalação de grades metálicas (fixas ou pantográficas). Ou com barras de aço (comum ou inox) redondas já instaladas. Com isso se mantém a harmonia do projeto, evitando as futuras improvisações.
» 06. Possibilidade de instalação de telas mosquiteiras: Da mesma forma que as grades, as telas podem ser previstas no projeto, evitando a tão indesejável improvisação. O cliente pode escolher: telas encaixilhadas ou telas de enrolar.
» 07. Esquadria estruturada: Devido ao emprego de perfis maciços, a esquadria de madeira é estruturada, podendo ser instalada com ou sem vidros.
» 08. Cores diversas: Por um lado pode ser uma desvantagem o fato de ter que pintar a madeira da esquadria. Porém existe a vantagem de poder escolher a cor que se deseja. Hoje com o emprego de computadores, se fabrica tinta de qualquer cor.
» 09. Manutenção da pintura: Em caso de arranhões ou outros eventos que danifiquem a pintura, a repintura é fácil.
» 10. Maiores opções de escolha: O cliente pode optar pelo emprego de venezianas (de abrir, de correr, de embutir, sanfonadas, etc), ou pelo emprego de tampões ventilados, ou pelo emprego de persianas de enrolar (de madeira, de pvc, ou de alumínio).
Portas Maciças ou Semi-Sólidas. Quais as vantagens e desvantagens de cada?
» MACIÇAS:
Feitas de madeiras maciças, certificada pelo IBAMA.
Vantagens: aspecto robusto e forte, ótima resistência mecânica contra arrombamentos, boa resistência a umidade leve como chuva e sol ,sendo facilmente resolvida com aplicação de um verniz correto e a devida manutenção deste.
Desvantagens: Grande peso, as ferragens devem ser dimensionadas, grande movimentação durante estações do ano sendo preciso alguns anos ate que o ajuste seja perfeito.
Muitas Espécies tidas como "madeiras de lei" ( Angelin Pedra, Sucupira, Peroba Mica, Cume, Ipê) são ótimas para construção de portas.
As madeiras que hoje permitidas possuem certificado pelo IBAMA.
Indicação: Portas de entrada aonde o visual é mais importante.Afinal é a porta de entrada do seu lar, também são muito utilizadas para uso interno devido as suas características.
Locais aonde o contato com o sol e a chuva pode acontecer com mais frequência.
Se você utilizar dentro da indicação correta, você economiza, fica seguro e ainda garante a durabilidade que você precisa!
» SEMI SÓLIDAS:
Como o nome diz existe espaços entre as ripas com uma lamina dando o acabamento.
Vantagens: Menor peso por porta, reduzindo a cargas sobre as ferragens como as dobradiças e fechadura aumentando a vida útil do conjunto, menor movimentação durante diferentes estações do ano como épocas secas e épocas úmidas.
Portas geralmente mais baratas.
Desvantagens: Baixa resistência mecânica contra arrombamentos e a umidade direta. Não pode entrar em contato com água.
indicação: Para ambientes internos e secos como quartos circulação etc.
Seis dicas muito importantes antes de comprar sua porta de Madeira
» 1 - SUSTENTABILIDADE
Pense verde na hora de comprar a sua porta! Madeiras provenientes de reflorestamento ajudam nosso planeta. Lembre-se: a degradação do nosso planeta está cada vez mais acelerada. Desmatamentos, queimadas, efeito estufa… Isso tudo já está influenciando na sua vida e influenciará ainda mais na vida de seus filhos e netos. Compre somente portas de madeira reflorestada e certificada. Pense nas gerações futuras!
» 2 - MEDIDAS
Meça todas as aberturas em que serão instaladas as portas de madeira. Surpresas nessa fase da obra são comuns e você terá tempo hábil para corrigir qualquer irregularidade com os vãos. Caso o vão seja maior, as vistas deverão cobrir os espaços entre os batentes e a parede. Caso seja menor, faça a aquisição das portas com as medidas correspondentes ao vão ou solicite que um profissional aumente o tamanho do vão.
» 3 - REGULAGENS
Em uma mesma residência, as espessuras das paredes nem sempre são as mesmas devido a vários fatores, como por exemplo a aplicação de reboco mais espesso em algumas partes. Utilize batentes e vistas de madeira que sejam reguláveis, pois você terá maior ganho de tempo na instalação, além dos mesmos corrigirem pequenas deformações das paredes.
» 4 - PRATICIDADE
Além do fator estético, os acabamentos proporcionam maior durabilidade às portas. Opte por portas de madeira já acabadas (impressas) e inclua praticidade na sua obra. Escolha entre os padrões de acabamentos TERESENSE o que mais combina com a sua residência. É economia aliada à praticidade.
» 5 - PADRÃO CONSTRUTIVO
Atualmente, existem duas configurações de construção para as portas de madeira. Defina a melhor opção para a sua residência.
Porta Semi-sólida (Porta Semi-oca ou Porta Sarrafeada): Com pouca resistência estrutural, esse padrão conta com sarrafos longitudinais no seu interior. A disposição estratégica dos mesmos permite estabilidade nas superfícies. É utilizada em ambientes internos.
Porta Maciça: Produzida a partir de madeiras maciças de lei certificadas pelo IBAMA, confere mais resistência a impactos. É indicada para uso externo e interno. Possui aspecto robusto e forte, ótima resistência mecânica contra arrombamentos, boa resistência a umidade leve como chuva e sol ,sendo facilmente resolvida com aplicação de um verniz correto e a devida manutenção deste.
» 6 - INSTALAÇÃO
No momento da instalação, tanto as portas de madeira já acabadas quanto as não acabadas necessitam de cuidados. Por isso, contrate um profissional qualificado e de sua confiança, alguém que manuseie com cuidado e instale as portas de maneira correta. A má instalação das portas pode acarretar no enfraquecimento do montante estrutural ou danificar seu acabamento, fazendo com que as portas não tenham o tempo de vida útil que deveriam ter.